Quais são os Tratamentos para Gastrite?

Cada tipo de gastrite tem um tratamento apropriado. Não se trata uma gastrite nervosa e uma gastrite erosiva do mesmo jeito, por exemplo. É necessário conhecer as causas da gastrite para adequar um tratamento e uma dieta, para que os sintomas da gastrite não atrapalhem a qualidade de vida.

A gastrite acontece quando o revestimento do estômago inflama. As causas são desde alimentação inadequada com excessos de condimentos, gorduras e açúcar. Os principais sintomas são sensação de queimação, azia, dores no estômago, refluxo, náuseas e perda de apetite.  Saiba aqui qual é o melhor tratamento para sua gastrite.

Mulher com as duas mãos em cima da região abdominal simulando dor no estômago

Tratamento para Gastrite Nervosa

A gastrite nervosa é causada principalmente por estresse e ansiedade. É um tipo de gastrite comum em épocas de grande estresse emocional. Uma parte essencial do tratamento da gastrite é o controle emocional, uma vez que a tensão é a principal causa da gastrite nervosa. Esportes, meditação e terapia são formas eficientes de evitar ansiedade e estresse. Somados com uma dieta balanceada é possível controlar e até mesmo evitar crises de gastrite nervosa. Evitar excesso de açúcar e cafeína também é uma forma de tratar a gastrite nervosa e evitar crises de ansiedade.

Você pode incluir no seu tratamento chás de camomila, hortelã e alecrim. Eles são digestivos e calmantes. Ajudam na digestão, na reconstituição das paredes do estômago e a aliviar a ansiedade. Cuidado com chás verdes e chá preto, eles são ácidos e possuem alto teor de cafeína. O essencial para o tratamento da gastrite nervosa é o controle emocional. Sem tratar o problema de estresse dificilmente a gastrite será curada apenas com dieta.

Mulher branca em posição de meditação

Tratamento para Gastrite Crônica

A gastrite crônica é uma doença que tem desenvolvimento longo e não costuma apresentar sintomas. Quando os sintomas aparecem a doença pode estar em um estágio avançado. Portanto o tratamento deve ser contínuo a partir do momento que os sintomas começarem. Alguns sintomas da gastrite crônica são:

  • Barriga inchada;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Perda de apetite.

Para tratar a gastrite crônica procure se alimentar em períodos de tempo menores. Evitar ficar de estômago vazio é essencial para evitar que a inflamação se agrave e se transforme em úlcera. Atividades esportivas para liberar a tensão também é uma forma de tratamento e evitar que a gastrite piore. Com uma rotina alimentar saudável é possível curar a gastrite sem o uso de remédios. É sempre recomendado consultar um médico especialista para acompanhar o caso de gastrite crônica, pois quando não tratada pode ser necessário a intervenção cirúrgica.

Evitar frituras e alimentos apimentados é importante para o tratamento da gastrite crônica, assim como os seguintes alimentos:

  • Alimentos ácidos, geralmente frutas cítricas. Você pode substituir limão e laranja por lima por exemplo. A lima tem sabor semelhante porém não é ácida;
  • Frituras pioram a qualidade da digestão devido a grande quantidade de gordura, é aconselhável cortar;
  • Condimentos fortes como pimentas, alho, cebola, vinagre devem ser substituídos na hora de temperar. Ervas finas e vinagre orgânico de maçã podem ser opções mais saudáveis para a gastrite crônica;
  • Embutidos como calabresas, bacon, mortadelas;
  • Café, principalmente o consumo de café de estômago vazio;
  • Bebidas alcoólicas devem ser cortadas.

Tratamento para Gastrite Antral

Gastrite antral é a inflamação da região inferior do estômago que faz contato com o intestino delgado. Nesta região habitam colônias de bactérias, se não forem tratadas corretamente podem evoluir para gastrites mais graves. Para o tratamento é recomendado incluir alimentos integrais, evitar farinha branca e açúcar. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas.

Veja algumas opções para incluir na dieta integral para a gastrite antral:

  • Farinha integral;
  • Açúcar mascavo é uma opção mais saudável. O açúcar mascavo é menos industrializado que o refinado e o cristal e preserva alguns minerais. É a opção mais viável para quem não consegue cortar o açúcar da dieta;
  • Biomassa de banana verde: é feita com a banana verde cozida e batida no liquidificador. É cheia de lactobacilos que ajudam a reconstituir a parede do estômago;
  • Carnes brancas grelhadas.

Quais são os Remédios indicados para a Gastrite?

Lembre-se de consultar o seu médico para saber qual é o tratamento mais indicado para o seu tipo de gastrite. Diversos remédios são indicados para o tratamento da gastrite, desde antiácidos até antibióticos.

Cápsulas de remédio nas cores azul e branco

Os mais comuns são remédios que agem como protetores gástricos, Omeprazol é o mais comum. Age aliviando a dor, que é o principal sintoma da gastrite, e funciona como uma barreira entre a parede do estômago e os ácidos gástricos. Outras opções são Lansoprazol e Pantoprazol. A Ranitidina também costuma ser receitada, uma vez que bloqueia as células que produzem ácidos no estômago, permitindo a reconstrução das paredes estomacais. Quando a gastrite é provocada pela bactéria helicobacter pylori é indicado o uso de antibióticos como Claritromicina e Amoxilina.

Sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento para saber qual é o remédio apropriado para a sua gastrite e mantenha hábitos saudáveis para um melhor aproveitamento.

Fontes:

https://europepmc.org/abstract/med/8574714

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/79/21-atencao.pdf

http://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/26510/gastrointestinais.pdf

Deixe uma resposta