Conheça os Remédios para a Gastrite

A gastrite é um problema muito comum. É a inflamação das paredes do estômago que causam mal estar e dor. Grandes quantidades de ácido na alimentação levam ao desgaste do estômago causando os desconfortos que a gastrite traz. Suas causas podem ser variadas, desde estresse e abuso de anti-inflamatórios até café em excesso.  Os principais sintomas da gastrite são azia, sensação de queimação, náuseas, dores no estômago e vômitos.

Existe Cura para a Gastrite?

Quando descoberta e tratada rapidamente, há uma cura efetiva. Caso contrário há chances de se tornar uma gastrite crônica, que requer uma série de cuidados e mudança de hábitos para controlar os sintomas. Porém existem diversos tratamentos para gastrite, como dietas, remédios e práticas de esportes. Conheça alguns dos principais tratamentos.

Tratamento caseiro

Sem o uso de remédios, o tratamento caseiro requer uma dieta balanceada para amenizar os sintomas da gastrite. Neste caso, evitar frutas ácidas, como laranja, amora e limão é um começo. Também se deve evitar frituras, embutidos, chocolates, refrigerantes, bebidas alcoólicas, pois estes alimentos também são ácidos de digestão lenta, fator que contribui para o surgimento dos sintomas de gastrite.

Para uma melhora da gastrite pode-se incluir na dieta verduras de folhas escuras, uma vez que contribuem para a reconstituição das paredes do estômago.  Alimentos ricos em lactobacilo, como queijo coalho e iogurtes naturais além de contribuírem para a digestão também ajudam na reconstituição. Linhaça também é benéfica. Cereais como aveia são ricos em fibras, protegem o estômago da acidez. Qualquer tipo de vegetal e frutas, desde que não sejam ácidas, são recomendadas para a dieta já que contribuem para a digestão.

Existe algum remédio caseiro para a gastrite?

Sim, há opções naturais que aliviam imediatamente os sintomas da gastrite. As opções são desde sucos a chás de folhas que devem ser ingeridos antes das refeições ou assim que os sintomas surgirem. O suco de batata alivia os sintomas associados à gastrite, uma vez que reduz o teor ácido presente no estômago. Para fazer o suco de batata é necessário uma batata, um ralador e um pano. Rale a batata já descascada e em seguida esprema a batata no pano. Todo o caldo que sair da batata deverá ser consumido imediatamente. Não é recomendado armazenar o suco para não correr o risco de fermentar. A recomendação feita por nutricionistas é de ingerir a bebida durante a crise de gastrite e até 30 minutos antes das refeições.

Copo contendo suco de batata à esquerda e ao lado três batatas com uma folha de hortelã, uma das batatas está cortada ao meio

Outra opção para aliviar os sintomas da gastrite são chás. Os chás de hortelã e alecrim são calmantes estomacais, anti-inflamatórios e antibacterianos naturais. O chá dessas duas plantas possuem sabor agradável e refrescante. Para fazer é necessário folhas das duas plantas e água fervendo. Deixar em infusão por 5 minutos e ingerir durante as crises de gastrite para aliviar os sintomas. Também é benéfico tomar após as refeições para ajudar na digestão.

Eu tenho Refluxo, como eu Trato?

Refluxo é quando ácidos encontrados dentro do estômago retornam pelo esôfago ao contrário de seguir o fluxo normal da digestão e pode ser uma consequência da gastrite. Fique atento quando isso acontecer. O ideal é procurar um gastroenterologista para encontrar as causas da gastrite e o tratamento mais apropriado para o seu caso.

Porém o refluxo também pode ser cuidado em casa. Procure tomar chás antiácidos que auxiliem no tratamento da acidez do estômago, evitando o refluxo e a gastrite.

Alguns chás naturais que protegem o estômago:

  • Chá de maçã;
  • Chá de aloe vera (babosa);
  • Chá de camomila;
  • Raiz de alcaçuz.

À esquerda xícara de chá de camomila e flores de camomila ao lado

E para a Úlcera? Existe uma Cura?

Úlcera é uma consequência  da gastrite mal tratada que em casos mais graves pode provocar sangramentos. A úlcera é a perfuração das paredes do estômago causado pelos próprios ácidos estomacais. Os sintomas são dores que aliviam quando se ingere alimentos e dores na região do umbigo, principalmente quando o estômago está vazio, uma vez que a falta de alimentos permite que o ácido irrite a região da úlcera provocando dores e desconfortos. Outros sintomas são vômitos e fezes com presença de sangue.

É seriamente recomendado procurar um médico gastroenterologista para descobrir as causas e encontrar um tratamento adequado, antes que a úlcera perfure as paredes do estômago danificando seriamente o sistema digestivo.

Mulher com as duas mãos em cima da região do abdômen simulando sentimento de dor

Para tratar a úlcera, além de remédios anti ácidos é necessário uma dieta estritamente leve, para evitar a produção de mais ácido pelo estômago. Dê preferencia por alimentos lights, evite alimentos com muito açúcar e farinha branca. O uso de antibióticos também pode ser indicado, dependendo da causa da úlcera. Outra recomendação de especialistas é a prática de esportes e atividades relaxantes, uma vez que estresse pode agravar casos de gastrite e resultar em úlceras.

Fontes:

http://pesquisa.bvs.br/brasil/resource/pt/lil-89494

http://www.gruponitro.com.br/atendimento-a-profissionais/%23/pdfs/artigos/antiinflamatorios/aines.pdf

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/139224

 

Deixe uma resposta