Conheça a Gastrite Crônica

A gastrite é um problema muito comum que causa a inflamação das paredes digestivas pelo excesso de acidez no estômago. Pode ter diversas causas, desde excesso de café até infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Os sintomas são variados, mas os principais são azia, dor no estômago e náuseas. O tratamento deve ser feito à base de uma alimentação balanceada. Há vários tipos de gastrite, como a gastrite erosiva e a gastrite nervosa. Ambos têm sintomas diferentes e tratamentos diferentes e devem ser tratados com acompanhamento médico.

Mulher curvada com as duas mãos na região do abdômen simulando dor forte

Um dos tipos de gastrite é a gastrite crônica. A gastrite crônica é a inflamação das paredes do estômago de forma lenta e gradual. A gastrite crônica pode atingir o estômago na região antral, que é a parte inferior do estômago, ou o corpo do estômago. A inflamação pode durar mais de 3 meses sem apresentar nenhum tipo de sintoma. Esse tipo de gastrite pode causar hemorragias e o surgimento de úlceras no estômago. A gastrite crônica pode surgir pelo excesso de remédios anti-inflamatórios, infecções bacterianas e abuso de bebidas alcoólicas.

A Gastrite Crônica tem Cura?

Sim, se for rapidamente identificada e tratada é possível tratar a gastrite crônica. Como ela é assintomática, ou seja, sem sintomas, é necessário prestar atenção quando você sentir qualquer tipo de desconforto ou pontada no estômago. Pode ser um sinal de gastrite crônica.

Alguns dos sintomas que podem aparecer são:

  • Pontadas no estômago;
  • Sensação de estômago muito cheio, mesmo que você não tenha se alimentado;
  • Dificuldades para fazer a digestão;
  • Perda de apetite;
  • Barriga inchada sem motivo aparente;
  • Nos casos mais graves pode haver sangramentos.

Os sintomas são sinais de que a gastrite já está em um estado avançado. Procure um médico para descobrir a causa e o tratamento mais adequado, pois mesmo a gastrite crônica possui diversos tratamentos para cada tipo.

Gastrite Crônica Leve

A gastrite crônica leve é quando apenas uma parte do estômago foi atingida. Pode ser causada pelo excesso de anti-inflamatórios e é a fase inicial da gastrite crônica. Essa fase pode não apresentar sintomas, mas caso apareça é recomendo procurar um médico especialista para tratar a gastrite antes que evolua para um tipo mais sério. O tratamento é feito com o uso de remédios e uma dieta moderada sem bebidas alcoólicas e alimentos pesados.

Gastrite Crônica Moderada

A gastrite crônica moderada é um estágio mais avançado da gastrite crônica. A inflamação já comprometeu grande parte do estômago e é necessário o cuidado para não surgirem buracos e hemorragias. Para tratar a gastrite crônica moderada é importante não permanecer longos períodos de tempo sem comer, cortar alimentos ácidos, bebidas alcoólicas e café. Beber bastante água também se faz necessário para curar a gastrite crônica moderada. Fique atento se surgirem sangue nas suas fezes ou até mesmo vômito com sangue, isso é um sinal de que há buracos no estômago e que a inflamação está evoluindo e comprometendo mais ainda o estômago.

Gastrite Crônica – H. Pylori

Helicobacter pylori é uma bactéria que se instala na mucosa do estômago prejudicando a barreira protetora e causando a inflamação. Os sintomas para a gastrite crônica causados por esta bactéria são dores e sensação de queimação na região abdominal. A transmissão dessa bactéria pode acontecer via contato com água e alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas ou pela troca de saliva.

Frutas diversas ao fundo e zoom com bactérias na frente

É comum a infecção dessa bactéria evoluir sem sintomas aparentes. Entretanto é necessário prestar atenção caso haja uma mudança significativa na diminuição do apetite, náuseas, vômitos e fezes com sangue. É necessário também consultar um médico especialista, pois o medicamento da gastrite crônica causada por esta bactéria é diferente da gastrite crônica comum. O tratamento da gastrite crônica pela h. pylori é feito com antibióticos receitados e uma dieta apropriada para reconstituir a mucosa do estômago.

Tem Tratamento Natural para a Gastrite Crônica?

Sim. Há várias opções de tratamento natural para curar a gastrite crônica sem o uso de remédios. Procure aliar o seu tratamento com a prática de esportes e uma alimentação saudável. Liberar a tensão e manter-se sempre alimentado é uma forma de aliviar os sintomas da gastrite crônica e ter um bom resultado do tratamento.

Remédios naturais

O consumo regular de mel de abelha em jejum é uma forma de ajudar a diminuir a inflamação do estômago. Assim como o consumo de azeite de oliva. Confira abaixo algumas formas de curar a gastrite crônica naturalmente:

  • Misture duas colheres de mel em água morna e beba todos os dias de manhã antes do desjejum. O mel alivia a acidez e as mucosas do estômago se curam naturalmente;
  • Para curar a irritação do estômago misture uma colher de azeite extra virgem de oliva em uma xícara de leite quente e beba de estômago vazio;
  • Mingau de aveia com mel todos os dias no café da manhã é uma forma de curar a gastrite crônica e evitar úlcera;
  • Adicione gengibre na sua dieta, tanto nas refeições quanto em chás e sucos.

Pote de mel

Fontes:

http://200.145.71.150/seer/index.php/alimentos/article/viewPDFInterstitial/120/133

http://www.esalq.usp.br/conheca_os_beneficios_do_gengibre

http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v42n1/29918.pdf

Deixe uma resposta